segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Relembrando ciências

Revisitando as atividades realziadas na Interdisciplina “Representação do Mundo pelas Ciências Naturais”, percebi que durante o curso dela, repensei e mudei minha concepção no que diz respeito ao ensino de ciências.

Anteriormente, pensava que “ensinar ciências” era repassar alguns conceitos que eram elencados e considerados importantes para a formação de nossos alunos. A partir desta lista de conteúdos, cabia ao professor, elaborar algumas atividades para que os alunos aprendessem sobre aqueles assuntos. Dentre essas atividades, podiam-se fazer experimentos para comprovação do que estava no livro.

Depois de cursar a disciplina minhas convicções acerca da educação também mudaram. Compreendi a real importância da postura do professor em uma sala de aula, e esta Interdisciplina me ajudou a mudar este paradigma. Meu enfoque com os alunos passou a ser em “construção de conhecimentos” e não reprodução de conteúdos que há anos fazem parte do currículo escolar.

Porque, afinal, qual é o interesse de nossos alunos? O que eles querem e precisam saber?

Só saberemos a respostas destas perguntas se lançarmos essas mesmas perguntas diretamente a eles, então teremos claro nossas metas e objetivos. A partir daí cabe ao professor mediar as ações que levarão os alunos a pesquisar e construir conhecimento.

Esta disciplina desestabilizou minha prática e a partir dela construí um novo paradigma acerca da metodologia docente e tudo isso me fez refletir sobre a função do professor na educação.

E esta construção deste novo paradigma me ajudou a escolher a metodologia que utilizei em meu estágio e que hoje embasa meu TCC.

Um comentário:

Roberta disse...

Letícia!!

A postura do professor é mesmo muito importante em sala de aula. E o que ele espera dos alunos também.
Saber o que nossos alunos querem e que nossa relação com eles e entre eles ajudará na construção do seu conhecimento é um passo muito importante.

Abraços
Roberta