Revisitando as atividades realziadas na Interdisciplina “Representação do Mundo pelas Ciências Naturais”, percebi que durante o curso dela, repensei e mudei minha concepção no que diz respeito ao ensino de ciências.
Anteriormente, pensava que “ensinar ciências” era repassar alguns conceitos que eram elencados e considerados importantes para a formação de nossos alunos. A partir desta lista de conteúdos, cabia ao professor, elaborar algumas atividades para que os alunos aprendessem sobre aqueles assuntos. Dentre essas atividades, podiam-se fazer experimentos para comprovação do que estava no livro.
Depois de cursar a disciplina minhas convicções acerca da educação também mudaram. Compreendi a real importância da postura do professor em uma sala de aula, e esta Interdisciplina me ajudou a mudar este paradigma. Meu enfoque com os alunos passou a ser em “construção de conhecimentos” e não reprodução de conteúdos que há anos fazem parte do currículo escolar.
Porque, afinal, qual é o interesse de nossos alunos? O que eles querem e precisam saber?
Só saberemos a respostas destas perguntas se lançarmos essas mesmas perguntas diretamente a eles, então teremos claro nossas metas e objetivos. A partir daí cabe ao professor mediar as ações que levarão os alunos a pesquisar e construir conhecimento.
Esta disciplina desestabilizou minha prática e a partir dela construí um novo paradigma acerca da metodologia docente e tudo isso me fez refletir sobre a função do professor na educação.
E esta construção deste novo paradigma me ajudou a escolher a metodologia que utilizei em meu estágio e que hoje embasa meu TCC.
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