segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Psicologia II

Quero iniciar minha reflexão desta semana dizendo que já não está mais fazendo sentido voltar aos semestres anteriores em busca de materiais que possam nos auxiliar na construção do TCC porque ele já está na etapa final da escrita e, portanto o material teórico que temos que nos embasar já foi consultado. Mas, como esta é uma atividade que faz parte da nossa caminhada para a formação acadêmica, quero escrever sobre a interdisciplina de Psicologia II, cursada no 6° semestre.
Esta interdisciplina abordou a teoria construtivista de Jean Piaget, bem o desenvolvimento humano segundo este mesmo autor. Meu TCC está todo baseado na teoria de Vygotsky que é um pouco contrária à teoria de Piaget. Mas para poder ter uma boa compreensão da teoria Sócio-interacionista de Vygotsky foi preciso um estudo sobre a teoria construtivista, para assim poder analisar, confrontar e escolher aquela que vai de encontro com minhas convicções enquanto docente.
Piaget criou fases do desenvolvimento humano para poder explicar as etapas que este vai passando até chegar a vida adulta. De acordo com esta teoria, toda criança necessariamente precisa passar por uma fase para alcançar a próxima. Baseado nesta teoria foi criado o construtivismo que acredita que conforme o amadurecimento biológico, o ser humano vai aprendendo, ou seja, é necessário que certas habilidades sejam aprendidas anteriormente, para que outras possam surgir.
De forma geral, foi isto que a interdisciplina nos apresentou e foi importante para o meu crescimento acadêmico.

Um comentário:

Roberta disse...

Letícia!!

Sugiro então, que as próximas postagens sejam uma relação das interdisciplinas com a tua prática. O que mudou, o que tu aprendeu nesse tempo e o que mudou na tua prática depois de tê-las cursado.

Abraços
Roberta