sábado, 6 de novembro de 2010

Eixo VII

No Eixo VII foram trabalhados conosco as Interdisciplinas de Didática, Educação de Jovens e Adultos, Libras e Linguagem.
Percebo que o curso teve uma grande preocupação de abranger diversas áreas do conhecimento e, principalmente, nos apresentar diversos públicos que podemos receber na escola, como o aluno com deficiência intelectual, física, surdos, outros que possuem dificuldades na fala, bem como os adultos que voltam para a escola depois de uma determinada idade.
Este eixo, em especial, nos apresentou os surdos, pois para mim, foi uma novidade ter contato com a educação desta parcela da população, pois nunca havia tido contato com estes alunos. Através dos estudos realizados, conheci a história dos surdos, principalmente no Brasil, bem como vimos como deve acontecer a educação destes alunos. São alunos com desenvolvimento intelectual normal, e que precisam apenas de adaptações no material e na sala para que possam estudar como todos os outros.
A interdisciplina de EJA nos apresentou de forma bastante teórica, a história e a legislação desta modalidade de ensino. Mas nos fim do semestre nos foi solicitado uma visita em uma escola que atende esta clientela, e foi aí que realmente entendi o que é necessário para que a escola receba de forma adequada estes alunos, como adaptações nos horários, no currículo, assim como a promoção destes alunos às séries seguintes.
A interdisciplina de Linguagem esteve voltada diretamente com a alfabetização, nos mostrando os diferentes tipos de linguagem, bem como as implicações dela para que a criança possa se alfabetizar.
E a interdisciplina de didática trabalhou conosco sobre ofício do professor, pois ele é aquele que deve planejar suas ações, preocupado com o currículo, com a metodologia a ser utilizada, e então, estudamos sobre os projetos didáticos; falamos sobre os materiais didáticos e avaliação. Foi uma interdisciplina que contribuiu muito com a minha formação acadêmica e profissional, pois tratou diretamente da ação do professor em sala de aula. Repensei minha prática, modifiquei algumas ações, principalmente no que diz respeito a avaliação, pois vimos que ela deve ser diária e a observação do professor a cada detalhe e avanço do aluno se torna fundamental, principalmente para mim que trabalho com educação especial.

2 comentários:

Roberta disse...

Letícia!!

Nas resflexões dos próximos semestres não precisa trazer todas as interdiscplinas, cite apenas as que mudaram ou que trouxeram novas aprendizagens significativas.

Abraços
Roberta

Nadie Christina disse...

Oi querida,

complementando o comentário da Roberta, seria muito esclarecedor se tu pudesse ilustrar, com alguns registros das tuas práticas, as modificações a que te referes.
Deixo o convite para um novo comentário, ok?
Um carinhoso abraço e votos de um ótimo final de semana!
Profa. Nádie