terça-feira, 30 de novembro de 2010

Eixo IX - TCC

Eixo IX

O Eixo IX foi dedicado quase que exclusivamente para a construção do TCC. Este surgiu a partir de uma inquietação do estágio realizado no semestre anterior.
Quando recebi minha turma de estágio, percebi uma característica muito forte que era a tendência a apatia, falta de iniciativa e pouca autonomia. Então, busquei suporte teórico para entender o porquê que isso acontecia e principalmente entender como ocorre o processo de aprendizagem destes alunos com deficiência intelectual, para poder entender que as ações planejadas por mim durante o estágio, fizeram diferença para tirá-los desta condição de apatia.
Minha questão do TCC foi “A ação mediadora do professor no processo de aprendizagem de alunos com deficiência intelectual”. E concluí que o professor precisa se comprometer e acreditar que o aluno com deficiência intelectual tem plenas condições de avançar e de progredir. Apropriando-se da teoria de Vygotsky, o professor certamente terá maiores condições de conhecer o nível de desenvolvimento em que seu aluno se encontra e, assim, pensar em ações que possibilite com que o mesmo avance nos processos de aquisição de conhecimento.
O professor que assume compromisso com a apropriação do conhecimento de seu aluno, precisa conhecer de que forma o aluno com deficiência intelectual se desenvolve, para poder ajudá-lo a avançar. Além disso, ele precisa também entender que as relações estabelecidas no meio social são de fundamental importância para que a significações das coisas se tornem evidentes.
Portanto, o papel do professor como mediador assume uma posição importante dentro da escola, para perceber onde é preciso atuar, onde é preciso mediar, ajudando os alunos a se desenvolverem de forma plena.

Nenhum comentário: