quinta-feira, 29 de abril de 2010

Independência!

Um grande desafio está presente durante o meu estágio. Percebi uma importante característica da turma. Eles são muito dependentes, apáticos e quase nunca tomam iniciativa na execução das atividades.

Diante disto, procurei direcionar meu olhar sobre esta característica, e diariamente venho incentivando cada um deles, a realizar as atividades propostas sem precisar estar chamando por mim. A toda hora estou dizendo que podem tomar a iniciativa, que podem trabalhar sozinhos, que não precisam se preocupar se está certo ou errado, que o importante é que façam. Digo-lhes que estarei sempre por perto, que se precisarem estarei junto, mas que gostaria que “arriscassem” e tentassem sozinhos.

Sendo assim, comecei a perceber algumas evoluções neste sentido. Algumas vezes percebia que eles se “arriscavam”, que se permitiam, realizando algumas coisas sozinhos.

Porém, a grande vitória foi durante esta semana, no qual percebi que realmente eles tinham compreendido o que eu falava. Vou exemplificar: eles tinham que fazer um desenho coletivo de um mapa sobre os arredores da escola, ou seja, de onde ela está localizada. Disponibilizei o material a eles e disse-lhes que eu ia sair da sala para resolver algo e que eles tinham uma tarefa a fazer sozinhos. Minha saída da sala foi proposital, eu quis ver se eles iriam realmente trabalhar sozinhos. E para a minha surpresa, quando voltei, o desenho já estava iniciado e estava passando por todos os alunos, onde cada um dava a sua contribuição.

Foi então que percebi que a arte de ser professor é muitas vezes ousar, provocando os alunos de alguma forma, para possibilitar seu crescimento. Esta foi a minha provocação, me ausentar para possibilitar um desafio a eles, e foi um prazer em ver que eles conseguiram vencê-lo!

2 comentários:

Rosângela disse...

Oi Letícia,

Em certa medida eles se sentem seguros quando estão contigo, mas aos poucos e com a tua insistência também se sentirão à vontade para trabalharem sozinhos, por conta própria, perceberão o quanto os colegas também podem ajudar. Parabéns pelo trabalho!

Beijos, Rô Leffa

Letícia Bock disse...

Oi Rô, e por incrível que pareça já estou percebendo isto! Pensei que este processo seria muito mais demorado, e que não conseguiria visualizar durante o estágio! Mas já estão aparecendo! farei uma postagem sobre isto!

Abraços...