segunda-feira, 12 de outubro de 2009

LIBRAS

A Interdisciplina de Libras está nos apresentando uma face da educação muito importante para a nossa formação docente. Cada vez mais vemos alunos com especificidades em nossas salas de aula. Através da inclusão estamos recebendo mais e mais alunos, que antes, ou iam para uma escola especial, ou como em alguns casos que conheço, nem iam para a escola, por medo dos pais de seus filhos serem ridicularizados.
E hoje, através do curso de pedagogia que me leva a diversas reflexões sobre a diversidade da educação e também por meio da Interdisciplina de Libras, me acho em condições de receber um aluno surdo em minha sala de aula. Eu estaria atenta a diversos detalhes para que os alunos pudessem estar em um ambiente favorável, me fazendo entender através de gestos faciais e corporais, e acho que recorreria ao desenho ou frases se fosse necessários, mas mais do que tudo isso, observaria os gestos utilizados por ele para tentá-lo imitar.
O aspecto mais relevante da cultura surda é a sua luta por seus direitos, fazendo com que todas as outras pessoas entendam que eles precisam de pequenas adaptações para conviver normalmente e com dignidade. Penso que esta cultura deveria ser ainda mais difundida em nosso país, talvez com o incentivo dos governantes, para que a acessibilidade do surdo fosse tão discutida como a acessibilidade do deficiente físico já está sendo nos dias de hoje.

Um comentário:

By Benites disse...

Letícia!

Muito interessante suas reflexões sobre o aluno surdo.
Acredito que com este interesse em se comunicar meio caminho estaria andado para diminuir em muito a descriminação que ronda este tema. Ok.

Benites