sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Projeto de Aprendizagem

Estamos chegando ao final de mais um Projeto de Aprendizagem, concluindo uma pesquisa que partiu de um interesse do grupo e que pensávamos nos levar a descoberta não só de uma curiosidade, mas de outras que surgiriam no desenvolvimento do projeto.
E assim foi, além de acharmos as respostas para as dúvidas que tínhamos inicialmente, encontramos respostas até mesmo para aquelas que não estavam previstas previamente, mas que acabaram se incorporando ao projeto.
Acredito que este é um dos principais objetivos de um PA, de permitir que caminhemos por outros caminhos além daquele estabelecido inicialmente. Este é um ponto positivo desta metodologia, além de possibilitar o trabalho em grupo. O que se deve ter cuidado é que estas possibilidades não desviem o projeto do seu objetivo principal e sim acrescente elementos a ele.
Da mesma forma, este cuidado não pode limitar a pesquisa, e este equilíbrio é bastante difícil de obter. Foi o que aconteceu com o PA que estávamos desenvolvendo. Inicialmente, pensamos em uma pergunta central, e sob orientações, decidimos modificá-la, pois a primeira versão estava muito ampla, abrangendo dois enfoques sobre um mesmo tema. Foi então, que ao final da nossa pesquisa, reconhecemos que a mudança feita sobre a pergunta inicial, limitou nossa pesquisa, e acabamos achando uma resposta facilmente, apesar de ela nos levar a descobrir outras curiosidades que não imaginávamos.

Nenhum comentário: