domingo, 24 de maio de 2009

Raça e Etnia

A última aula presencial de Questões Étnico-Raciais serviu para uma reflexão profunda.
O professor Nilton, nos trouxe uma questão jamais pensada por mim. A concepção de RAÇA deve estar dissociada da ETNIA.
Entende-se por RAÇA os traços físicos apresentados pelo sujeito como a cor da pele, o tipo de cabelo, etc, ou seja, nossa descendência, e ETNIA os costumes e tradições que apresentamos, e isso vai depender do lugar o qual estamos inseridos.
Pois bem, até então isso estava muito claro para mim, mas eu enquanto professora, entendia que nosso trabalho tinha por objetivo fazer com que a sociedade aceitasse as pessoas do jeito que elas são, se são negros, brancos, índios, etc, ou seja, conforme suas características físicas.
Mas na aula, o professor Nilton nos trouxe um posicionamento diferente deste. Ele defende baseado em estudos recentes, que devemos respeitar o ser humano da forma como ele se vê, independentemente se esta forma está de acordo com seus aspectos físicos.
Então, se tenho um aluno negro que segue os costumes e tradições de uma cultura alemã, que é onde ele está inserido, e se este aluno se sente como um alemão e não como um negro, devo respeitá-lo, e não posso tentar fazer com que ele se aceite como negro e consequentemente assuma uma postura como qual.
Até agora, esta foi a aprendizagem mais significativa para mim nesta Interdisciplina, pois ela vai de encontro com os estudos que defende o respeito pelo próximo, independentemente de qualquer diferença.

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Lê, percebo que essa interdisciplina desconstruiu alguns sentidos e construiu novos...É interessante perceber que as noções de etnia e raça estão intimamente ligadas à ideia de identidade. Como percebes essa relação? Beijos, Rô Leffa