domingo, 29 de março de 2009

Educação Especial

A Interdisciplina de Educação de pessoas com necessidades especiais está trazendo um retrospecto histórico das pessoas com necessidades especiais, abordando a evolução dos processos educacionais bem como apontando todas as práticas sociais com essas pessoas.
Este tema está levantando muitas discussões com argumentos bem fundados no que diz respeito à inclusão desses educandos na rede regular de ensino. Nossas discussões no fórum trazem questões relacionadas à falta de preparo das escolas para receber esta clientela. Os professores não são os únicos que estão despreparados, acredito que o sistema educacional de nosso país não comporta atender estes alunos juntamente com os outros que já fazem parte da escola regular.
A inclusão deve acontecer por inteiro, não pela metade como está propondo os governantes, através de leis que garantem o acesso destes educandos em toda e qualquer escola. Temos que ter responsabilidades e não apenas inseri-los na sala de aula com outros tantos alunos, temos que nos comprometer com sua aprendizagem, que não é a mesma dos demais alunos.
Fica um questionamento: a moda agora é falar de inclusão, mas sabemos realmente o que ela significa?

Um comentário:

Rosângela disse...

Oi Letícia, fazer o processo de inclusão acontecer de fato ainda é uma utopia...mas já é possível perceber algumas iniciativas neste sentido, o que já é um começo... Tua reflexão é resultado de uma série de discussões e leituras realizadas na interdisciplina de Educação Especial, mas certamente também advêm da tua experiência, do teu trabalho com Educação Especial. Pensando nessa relação entre o teórico e o prático,fala um pouquinho sobre como essa interdisciplina acrescentou novos saberes, descontruiu outros, ou ainda, reafirmou saberes que a tua experiência ajudou a construir. Voltarei em breve para continuarmos conversando! Beijos, Rô Leffa