segunda-feira, 31 de maio de 2010

Resultados!?!?

Não poderei afirmar que são resultados já observados, pois acredito que não se trata de um produto final, e sim de uma constante caminhada de desenvolvimento em que o ser humano sempre estará submetido!

Por isso, o que quero relatar não se trata de resultados, e sim de uma concretização de um desafio, lançado por mim, e posso dizer que uma dos meus maiores objetivos do meu estágio.

Trata-se da autonomia e independência dos meus alunos para a realização de toda e qualquer atividade proposta. Mediante aos desafios e estratégias lançadas, consigo já visualizar algumas evidências que fundamentam este meu relato.

Já observo a autonomia deles em iniciarem uma atividade, não ficam mais parados esperando eu dizer, podem começar! Já se desafiam em tentar utilizar o computador, sem mais o medo de poder estragar alguma coisa, só me chamam, quando fazem alguma coisa que não queiram e não sabem como desfazer. Já saem para buscar alguma coisa, ou para perguntar algo a alguém, sem precisarem que eu vá junto. Enfim... podem ser pequenas ações ao relatar, mas que para quem tem um contato direto e presenciou uma apatia bastante acentuada, considera grandes avanços!!!!

Creio que foi de fundamental importância a minha insistência, pois este é um processo demorado que exige tempo e paciência. Seria mais cômodo eu realizar determinadas coisas por eles para acelerar o término das atividades. Porém meu objetivo era fazer com que eles se tornassem mais independentes e não seria coerente eu me posicionar diferentemente. Muitas vezes algumas ações levaram muito mais tempo para serem concretizadas devidas a esta postura. Mas hoje já vejo a planta nascer e crescer através de uma semente plantada por mim.

Um comentário:

Roberta disse...

Letícia!!

Como é bom quando vemos que nossos alunos estão internalizando aprendizados. Essa é uma conquista que deve mesmo ser comemorada e registrada, pois isso tudo é reflexo do bom trabalho que vens realizando com eles.

Abraços
Roberta